Crônica: Os Cem Anos de Globo

Arnaldo Niskier
Conheci o Dr Roberto Marinho numa visita dele à redação da Manchete. Na época, ele e Adolpho Bloch eram bons amigos. Depois, cada um foi para o seu lado e tomaram caminhos distintos. A eleição para a Academia Brasileira de Letras se encarregou de juntá-los mais uma vez.
 
 Austregésilo de Athayde, presidente da ABL, estava obstinado na campanha pela eleição. O Dr.  Roberto temia que pudesse ter alguns votos contrários – e isso não faria bem à sua imagem de liderança.
 
Mas Athayde garantia uma improvável unanimidade, com o reforço da posição sempre respeitável do acadêmico Josué Montello, que era funcionário das duas instituições. Ele atuava em O Globo e comparecia semanalmente na Manchete, onde discutia comigo a colaboração que daria à vitoriosa revista.
 
O resultado foi uma estrondosa votação e o Dr. Roberto foi eleito para a imortalidade. Posso garantir que ele ficou muito feliz, como pude constatar pela reação da sua esposa, Dona Lily Marinho, também nossa amiga. Daí nasceu uma amizade definitiva. O Dr. Roberto costumava me ligar às sextas-feiras para convidar para o fim de semana em Angra dos Reis, na casa da praia de Mombaça: “Boa vida, vamos passar juntos o fim de semana. Esteja às 14 horas no Teleporto da Lagoa Rodrigo de Freitas.” E isso aconteceu mais de uma dezena de vezes, para nossa alegria – e a dele naturalmente. O tema predominante das nossas conversas era o futuro do jornalismo. O curioso é que o Dr. Roberto pouco falava de televisão, embora tenha criado a maior TV do Brasil. O seu interesse maior era mesmo o jornal, do qual eu tivera a experiência dos primeiros anos da “Ultima Hora”.
 
Lá pelas tantas, ele me fez o convite para ser colaborar do jornal: uma crônica mensal: “Quero que os acadêmicos colaborem com o jornal e você vai ser o primeiro deles. Faço questão”.  Esta crônica durou quase dez anos, para alegria minha.
 
Hoje, fazemos homenagem aos 100 anos do grande  jornal. É o que vamos agora comemorar, por iniciativa do presidente da ABL, jornalista Merval Pereira.