Para que serve a matemática e sua origem


Arnaldo Niskier

É o melhor modo conhecido de "racionalizar" a Natureza. Através dela, conseguimos resolver um número bem grande de problemas de diversas áreas da Ciência. A parte mais simples e conhecida é a aritmética (operações com números). Esta é, talvez, a principal teoria matemática, mas não é a única. 
 
A lógica e a matemática estão intimamente ligadas, entretanto podemos separá-las arbitrariamente. A matemática e a lógica formam as chamadas ciências formais em oposição às ciências reais. O método fundamental de codificação e da sistematização das disciplinas dedutivas (lógico-matemático) é o método axiomático.
 
ORIGEM
 
A matemática desenvolveu-se principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio. A partir da Renascença, seu desenvolvimento intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado, que dura até hoje.
 
Registros arqueológicos mostram que a matemática é tanto um fator cultural, quanto parte da história do desenvolvimento da nossa espécie. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra Os Elementos, de Euclides. A necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do início do século XVIII. Nas últimas décadas do século XX, tomou forma uma definição que tem ampla aceitação entre os matemáticos: matemática é a ciência das regularidades (padrões).