Os riscos do Endeusamento


Arnaldo Niskier

É claro que no trato da IA há certos riscos que devemos evitar. O endeusamento é um deles, como se referiu o professor brasileiro Miguel Nicolelis em artigo de 9/7/23 na Folha de São Paulo: “Harari escreveu que a inteligência artificial sequestrou o sistema. Ele não sequestrou nada. A espécie humana está sequestrando sua própria evolução.”
 
O médico Nicolelis, que chefiou o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, lembra que a IA não é nem inteligente nem artificial: “Não é artificial porque é criada por nós. E não é inteligente porque a inteligência é uma propriedade emergente de organismos interagindo com o ambiente e com outros organismos. É um produto do processo darwinista de seleção natural. Os algoritmos podem andar e fazer coisas, mas não são inteligentes por definição.” Há muito que se aprender com esses registros.
 
Nicolelis discorda de Harari quando afirma que vamos viver até os 200 anos. Ou que vamos acabar com o envelhecimento. As regras de mercado não são divinas, são abstrações criadas pela mente humana. Por isso existe hoje a triste realidade de uma estrondosa desigualdade na distribuição de renda.
 
Com a experiência de 30 anos de estudos, o neurocientista brasileiro afirma que o ChatGPT é um grande plagiador, pois usa o material feito por um monte de gente, mistura e gera algo que chama estranhamente de “produto novo”. Ele afirma que é um absurdo dizer que o ChatGPT é dez vezes mais inteligente que os seres humanos por escrever de forma veloz ou se comunicar em diversos idiomas.